Saiba Como Evitar o Catabolismo Muscular

De volta para Blog
Saiba Como Evitar o Catabolismo Muscular

Saiba Como Evitar o Catabolismo Muscular

Catabolismo é o processo em que o corpo se “quebra” de algum tecido específico do corpo para obter os substratos necessários para uma determinada função. Catabolismo muscular é, sem dúvida, o maior inimigo daqueles que buscam a hipertrofia. Ele também faz com que a perda de gordura mais lento, e dói para aqueles que querem perder peso, porque o menos tecido muscular, o corpo tem, menor o seu metabolismo. Para ajudar a combater este efeito, nós separamos algumas dicas.

O que é catabolismo muscular

Primeiro de tudo, você precisa entender como o catabolismo muscular funciona. O corpo humano requer uma alta quantidade de energia para manter em perfeito funcionamento, cujas principais fontes são os hidratos de carbono e gorduras. No entanto, se há uma reserva de nutrientes suficientes para a manutenção das funções primordiais, o corpo pode quebrar moléculas de proteína no interior dos músculos para fornecer a energia necessária.

Fracione suas refeições diárias

Esta é uma dica que serve não só para prevenir o catabolismo, mas como o alicerce de uma vida saudável e, assim, você fará com que seu metabolismo para mantê-lo funcionando. Assim, seu corpo não precisa manter reservas de energia, evitando-se que há um acúmulo de gordura. Geralmente, é recomendado comer de 3 em 3 horas, no entanto, isso é uma média geral, porque, devido à individualidade biológica, o consumo de energia da última refeição, entre outros aspectos, pode ser necessário para a alimentação de um intervalo de tempo maior ou menor.

Cuidado com o Overtraining

Muitas pessoas, na ânsia de ter resultados mais rápidos, de trem, de forma exagerada e sem um tempo de descanso necessário. Esta prática pode levar ao overtraining, uma síndrome que acontece quando a quantidade de exercício excede a capacidade de recuperação do corpo, com catabolismo em vez de anabolismo muscular (aumento do tecido muscular).

A suplementação

Aqueles que praticam atividade física de alta intensidade requer uma contribuição maior de alguns nutrientes. O uso de suplementos alimentares para garantir que o corpo recebe toda esta entrada é uma alternativa prática e oportuna, quando feita da maneira correta, pois vai ser comido apenas os nutrientes necessários, nas quantidades necessárias. Depois de um treino é muito intenso, a ingestão de um hiperproteico de rápida absorção, é uma estratégia das mais utilizadas, assegurando que o corpo não precisa utilizar as proteínas dos músculos.

Aminoácidos

O corpo precisa de 20 tipos de aminoácidos de se regenerar. Nem todos eles são sintetizados pelo organismo e devem ser obtidos através da dieta. No entanto, o consumo de aminoácidos como BCAA e Glutamina é essencial para quem pratica atividade física de alta intensidade, como eles exigem uma maior procura dessas substâncias. Portanto, consumir proteínas de alto valor biológico em todas as refeições é necessário para evitar o catabolismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta para Blog

×