Bloqueadores de Gordura: o que eles são e como eles funcionam
Como o próprio nome já diz, os bloqueadores de gordura são compostos que impedem a absorção de gordura pelo corpo. Desta forma, como parte de uma dieta equilibrada, ajuda na perda de peso, pois atuam na redução da ingestão de calorias, e não na queima de gordura já acumulada, como a grande maioria das pessoas acredita. Confira como eles funcionam :
Suplementos à base de Fibras Alimentares
As fibras dietéticas são mescladas para ser eficaz na perda de peso , na medida em que promovem a sensação de saciedade e otimizar o processo digestivo. Eles são geralmente de origem vegetal, e estão disponíveis em dois tipos: solúveis e insolúveis, e ambos podem ser encontrados na forma de suplementos.
As fibras solúveis, como o próprio nome diz, são capazes de se juntar a água, formam um gel no estômago, que desacelera o esvaziamento gástrico e proporciona maior sensação de saciedade. Com isso, retardar a absorção de glicose e gorduras pelo organismo, que são absorvidos e eliminados antes de serem submetidos à digestão. Este efeito também prolonga a sensação de saciedade.
Este tipo de fibra não é dissolvido em água e passa praticamente intacto através do trato gastrointestinal. Com isso, aumenta o volume do bolo fecal e reduz o tempo que o alimento permanece no intestino grosso, fazendo com que a eliminação mais fácil e mais rápido.
Chitosan
Obtido a partir da casca de crustáceos como o camarão e o caranguejo, a quitosana é uma fonte natural de fibra não digerível. O produto tem a propriedade lipofílica, o que atrai e encapsula as células de gordura, permitindo que você elimine-os antes de serem absorvidos pelo corpo. Desta forma, impede a absorção deste macronutriente, grande densidade de energia. Mulheres grávidas, lactantes e pessoas com alergia a crustáceos não devem ingerir o suplemento.
Como consumir bloqueadores
Como eles são ricos em fibras, os bloqueadores de gordura não devem ser consumidos em excesso, pois nesse caso pode causar cólicas abdominais, gases, flatulência, diarréia ou constipação. Para aqueles que não têm o hábito de consumir fibras dos alimentos, o cuidado deve ser ainda maior, criando um novo hábito, com a introdução gradual das fibras, até chegar a um consumo diário adequado.
Consulte um médico ou nutricionista antes de adicionar esses suplementos em sua dieta, a fim de indicar o melhor produto e quantidade para o seu caso.
Deixe um comentário