5 Dicas Alimentares Para Evitar O Catabolismo
Sempre temos de olhar para o corpo hipertrofiado, uma frase que nunca sai da nossa cabeça: “Preciso evitar o catabolismo”…. parece um grande bicho-papão na vida de quem treina, mas algumas regras básicas e eficaz pode evitar o catabolismo e com isso ajudam a manter o corpo sarado e em forma.
O catabolismo vem da decomposição de proteínas, geralmente, para a geração de energia através do corpo, quando ficamos muito tempo sem consumir os alimentos (principalmente os ricos em carboidratos são a maior fonte de energia do nosso organismo = glicose), o nosso corpo utiliza a proteína e ácidos graxos como fonte de energia, transformando essas substâncias em glicose através de uma via metabólica chamado gliconeogênese. Então, para evitar essa quebra de proteína, que é fundamental para algumas condutas que vamos dar para você na forma de dicas.
Dica 1 – Não elimine os carboidratos de sua dieta
Os carboidratos devem ser a principal fonte de energia, cerca de 60% da sua dieta. Dietas com baixo carboidrato pode permitir a quebra de proteína para a geração de energia, como um resultado menos proteína está disponível para a síntese de proteínas.
Dica 2 – Consumir proteína
As proteínas são fundamentais para a síntese de proteínas e, consequentemente, para a formação de massa muscular magra. Consumir proteína durante todo o dia para que as ofertas dos aminoácidos são sempre em grande quantidade. É fundamental concentrar o consumo principalmente junto às refeições que irá ser seguido pelo resto, desde a síntese de proteínas tem um pico maior em casa.
Em dias de treino a contribuição de proteína no corpo, pode ser aumentado. Normalmente, consomem 0,8 a 1,2 g por peso corporal, mas alguns praticantes podem chegar a ter a contribuição aumentou para 2 g e atletas de fisiculturismo pode chegar a consumir mais do que 3 g, tudo vai depender do tipo de treinamento e a demanda das necessidades de cada indivíduo.
Dica 3 – Não elimine o consumo de gordura na sua dieta
Além de ser fundamental para o bom funcionamento do corpo (principalmente como um precursor de hormônios e para a absorção de vitaminas), de gorduras, também servem como uma excelente fonte de energia. De preferência para os ácidos graxos essenciais para ter uma excelente ação anti-inflamatória.
Dica 4 – Consuma alimentos ricos em vitamina C
O ácido ascórbico, ajuda a reduzir os níveis de cortisol na corrente sanguínea, acelerando a recuperação com efeitos anticatabólicos. A vitamina C também ajuda o sistema imunológico, o que pode ser dificultado quando o corpo está em um estado catabólico, na liberação de testosterona, que é diretamente relacionado com o aumento da massa muscular magra, e na absorção do ferro, evitando a anemia por deficiência de ferro.
Dica 5 – Evitar o consumo de álcool
O álcool é uma das coisas que pode prejudicar o ganho de massa magra, pois além de deixar uma ressaca, e nenhuma energia para treinar, ele ainda diminui consideravelmente a síntese de novas proteínas. O álcool também pode atrapalhar a hipertrofia, pois provoca uma diminuição nos níveis de testosterona no corpo.
Deixe um comentário