03 Sementes que fazem muito bem para o nosso corpo

De volta para Blog
03 Sementes que fazem muito bem para o nosso corpo

03 Sementes que fazem muito bem para o nosso corpo

As academias estão cheias e os escritórios de nutricionistas lotados de clientes mostram que o número de pessoas preocupadas com a saúde está a aumentar. Hoje, mais e mais pessoas buscam manter uma dieta saudável, visando um estilo e uma qualidade de vida melhor. Com isso, muitos alimentos têm sido descobertos e chamado de superpoderosos, pelos benefícios que elas proporcionam para a nossa saúde, como é o caso de algumas sementes.

Entre as principais características, pode-se dizer, geralmente, que as sementes ajudam a regular o intestino, são ricos em nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo, tem poderosos antioxidantes, além de ajudar na dieta de quem precisa controlar o colesterol e aqueles que querem perder peso.

Mas você sabe o que são essas sementes e, principalmente, quais são as melhores maneiras de consumi-los? Será que pode ser cozido, moído, ou misturado em um pouco de comida? Neste artigo, separamos 3 diferentes tipos de sementes, que ganhou o adjetivo de superpoderosas, devido à grande quantidade de benefícios que eles oferecem para o corpo, e nós vamos ensinar a você os melhores caminhos para consumi-las, sem perder os seus “superpoderes”. Confira:

1. Semente de linhaça

 

A linhaça é conhecida por seus muitos nutrientes e os benefícios que ela traz para o corpo. Por ser rica em fibras, esta semente ajuda na formação do bolo de fezes, fazendo com que o intestino a funcionar melhor. Além disso, a linhaça é muito bem conhecida para ajudar na perda de peso, quando ingeridos, podem causar uma grande sensação de saciedade, fazendo com que o indivíduo se sinta menos vontade de comer.

Rico em vitamina C, a vitamina E e do complexo B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, zinco e magnésio, a semente também era famoso por conter uma substância chamada lignana, conhecido por conter propriedades que combatem o câncer.

Quanto linhaça posso consumir por dia?

 

Isso é muito comum e, também, extremamente importante, é porque a semente de linhaça deve ser consumida com moderação. Em quantidades exageradas, ela pode causar alguns problemas, tais como irritação do trato digestivo e diarréia. Para isso, use o bom de ser, e não exagere nas porções todos os dias. Uma colher de sopa por dia é o suficiente.

Como preparar?

 

Para aproveitar os benefícios das fibras, você deve consumir a semente inteira, porque a fibra é na casca da semente. Para isso, você pode usar o semente na preparação de sucos e vitaminas, ou para incluir no seu iogurte. Para quem quer aproveitar os benefícios do ômega-3 presente nesta semente, você deve, você pode picar ele, mas ele deve ser consumir imediatamente, para que não perca seus nutrientes. Uma idéia interessante o suficiente para consumir esta semente, é bater uma colher de sopa de sementes de linhaça no liquidificador (para triturar levemente e misture a farinha de tapioca.

2. Chia

 

A Chia está na moda e não é de hoje. Esta semente também possui superpoderes e ajuda a controlar o açúcar no sangue, controla o colesterol, é um anti-inflamatório natural e um poderoso anti-oxidante que previne o envelhecimento prematuro da pele. Nós já temos suficientes razões para incluir a chia na sua dieta, não é mesmo?

Mas os benefícios não param por aí, a chia também é fonte de ômega 3, com 8 vezes mais do que o óleo de salmão, também tem grandes quantidades de potássio, ferro, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B, fibras e proteínas.

Apesar da grande quantidade de calorias (1 colher de sopa de chia tem 73 kcal), a chia também pode ser aliada com aqueles que estão tentando perder peso. Assim como a linhaça, esta semente, ajuda a fornecer saciedade, pois é rica em fibras e faz com que o processo de digestão mais lento. Além de combater o processo de inflamação, graças à presença de omega-3, e para melhorar o trânsito intestinal.

Quanto chia posso consumir por dia?

 

Especialmente aqueles que estão tentando perder peso, você deve tomar cuidado e não abuse do uso de semente, e ingerir um máximo de duas colheres de sopa por dia. Para saber a quantidade exata para cada tipo e perfil da pessoa, você deve consultar um médico, nutricionista ou nutricionista.

Como preparar?

 

Preferem consumir a semente inteira, ou tritura-lo no momento de consumir, isso irá garantir que os nutrientes são preservados. Você pode fazer um sagu com chia, apenas deixe-o de molho no suco de uva por algumas horas. Chia, quando hidratado, produz uma espécie de gelatina ao redor, tornando a aparência de uma sagu. A melhor parte é que ele é delicioso. Outra idéia é tritura-a com algumas especiarias, para usar na salada, por exemplo.

3. Abóbora

 

Com propriedades anti-inflamatórias, as sementes de abóbora são conhecidos para ajudar a combater doenças da próstata, sistema urinário, além de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. Porque eles são ricos em zinco, vitamina A, vitamina e E cálcio, eles aumentam a imunidade, bom para a saúde dos olhos, são antioxidantes e pode ser usado como um substituto para o leite de vaca para pessoas com intolerância à lactose ou veganos.

A semente de abóbora também é conhecido por ser um poderoso vermífugo e, portanto, pode ser incluído na dieta de idosos e de crianças. Além disso, eles também têm o triptofano, que é responsável pela sensação de bem-estar e prazer, e pode ser indicado para pessoas que sofrem de depressão ou de PMS.

A semente de abóbora posso consumir por dia?

 

A indicação de nutricionistas para o consumo de semente de abóbora é de cerca de uma colher de sopa por dia.

Como preparar?

 

Preferem as sementes cruas e sem sal, para obter a maior quantidade de benefícios. Use as sementes em saladas, batidos ou até mesmo no seu iogurte. Também é possível preparar farofas gostoso, misturado com outras sementes, e de moagem. Ele é como um grande tempero para vários pratos.

É perder peso, fortalecer os músculos ou para ganho de massa magra, a dieta é um dos principais pontos para atingir o seu objetivo. Não deixe de consultar um nutricionista ou nutricionista antes de começar qualquer dieta e siga firme em seu objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De volta para Blog

×